segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Convite.

Ontem, domingo, às 10H00.

Hoje, às 10H00.
A noite esteve brilhante... e Marte aqui tão perto.
Segue-se a cura em câmara de frio a ar ventilado a 4ºC. Daqui a 12 ou 15 dias os deuses poderão sentar-se à nossa mesa. Estão todos convidados.

Palavras

o teu calor
sinto-o melhor
sem a espessura das roupas
nem o volume das palavras
antevejo-o quase sempre
na transparência do teu olhar
é negro
o calor dos teus olhos

(tchei)

domingo, 28 de outubro de 2007

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Boa Pergunta

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Os 2 Desafios

Agora que o nosso projecto corre em pista de consulta pública, para efeitos de aprovação do impacto ambiental, e na fé de que não haja alguém por perto alérgico a peixe defumado, é tempo de dizer duas coisas: uma que o projecto BOMMAR só fará sentido com a obtenção da respectiva Licença de Exportação. Não será difícil, basta que se cumpram os critérios estabelecidos por Lei, vamos trabalhar para isso logo a seguir à concessão. Trabalhar muito!
Foram quatro anos de insistência. Uma parte desse tempo decorreu por falta pontual de dinheiro e não apenas por dificuldades burocráticas, é preciso dize-lo, porque não é novidade para ninguém a necessidade de se aligeirar procedimentos para a realização de negócios em Cabo Verde.
Mas há um desafio muito mais difícil, maior e muito mais interessante do que o primeiro mas não impossível: reproduzir o Acanthocybium solandri em viveiro.
A insistência naquele espaço no Porto Mosquito só tem este objectivo. E este objectivo requer a investigação e o trabalho de campo para uma equipa de dois ou três biólogos cabo-verdianos. Mas é possível! Estará mesmo ao nosso alcance!
Se a BOMMAR e essa equipa conseguir esse feito, algumas coisas podem mudar em Cabo Verde. Até o valor das exportações.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

USD $90.02

Crude prices over $90 a barrel for the first time in after-hours electronic trade after settling over $89 on declining dollar and supply fears; gas prices head higher too.

Nada nem ninguém consegue “fazer acordar” os nossos responsáveis do seu sono profundo sobre a energia em Cabo Verde. Enquanto o precioso líquido correr nas bombas abastecedoras vão pronunciando até ao enjoo as palavras da modernidade: sustentabilidade, capacitação, competitividade, inserção, global, estruturante, bom caminho, dois dígitos, etc.
As palavras: plano energético, Sol, mar, vento, terra, prevenção ficam para quando a bolha rebentar.
Quanto vai custar a Cabo Verde este soninho?

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Jatropha curcas


Sementes de Jatropha curcas (Purgueira) colhidas no lugar de Fontes, Santiago. As plantas que se desenvolvessem destas sementes dariam para produzir cerca de 1.100 litros/ano de biodiesel a partir do 3º ou 4º ano. Até lá produziriam sempre, mas menos. Uma solução bem ao alcance de Cabo Verde onde todos ganhariam, em especial o povo rural.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Dia


Parabéns!

Citação

"A Vida é bela" (Stephen Jay Gould)

sábado, 13 de outubro de 2007

Anúncio.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Delícias Da Época.

Este camarão é de Baía de Nª Senhora da Luz, concelho de S. Domingos, que todos os anos se desenvolve depois das chuvas, ou seja, quando baixa a salinidade na enseada. Há dias o Presidente da Câmara queixava-se do abandono, pobreza e situações de fome naquela freguesia. Acredito que hajam. Mas também acredito que hajam outras alternativas mais dignas que distribuir esmolas, "apoios" ou simplesmente deixar que continuem a extrair areia.
Já é tempo de retirar a palavra "poucos" quando se fala em recursos.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Jatropha curcas


Coloquei na Box.net (Documentos) no template um bom trabalho documental que vale a pena consultar de Joachim Heller - Internationa Plant Genetic Resources Institute, 1996
Physic nut

Narciso Yepes



Variaciones Op.28 de Sor

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Muito Turismo, Claro!



O III Encontro Internacional de Turismo da UNOTUR como sempre deu muita confiança antecipada ao futuro do turismo em Cabo Verde. Como sempre esses encontros servem mais para “realçar” as virtudes do sector e menos para ouvir, reflectir e pensar. Há conceitos e frases feitas que se instituíram e por isso falam todos na mesma direcção, isto é, não há dúvidas.
Eu tenho algumas.


domingo, 7 de outubro de 2007

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dia Mundial do Animal.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A Ameaça.

A forma como a nova e a velha imprensa trata a Electra e o desafio da energia em Cabo Verde é bem a imagem da superficialidade com que se tem enfrentado esse desafio fazendo crer aos leitores que a gravidade do assunto reside mesmo na empresa.

Há muito que a Electra é a bruxa má do filme que não deixa dormir os sucessivos governos e massacra a população com cortes e recortes de luz.

A nova e a velha imprensa teima em reduzir o problema aos casos de gestão, à incompetência, às avarias, às dívidas, à conjuntura internacional, às críticas, aos contratos supostamente mal negociados como o da emenda da privatização que se revelou desastroso. Ninguém no seu perfeito juízo programa meter 27 milhões de euros num buraco de 80 milhões de euros de dívidas sem que desde o primeiro minuto não imponha uma regra de ouro: toda a gente tem que pagar a energia que consome. Como ninguém quis pagar, nem pagou, o milagre da privatização tornou o buraco maior, ficando a batata ainda mais quente.

O modelo faliu há muito. O modelo que espera um milagre exterior, alguém que nos salve e que nos resolva, a troco da morabeza e muitas praias, as nossas necessidades energéticas.

A Electra vai continuar a sugar o dinheiro dos impostos, a remendar cabos, a praticar preços abaixo do custo, a dever juros riba juros, a gerir conflitos internos, a fazer cortes e a cair de podre. Os coitados vão continuar a roubar energia por direito e benevolência por serem coitados e o resto compra geradores que é para aprender. O petróleo vai continuar a subir e os governantes a falar de conjuntura internacional e desenvolvimento sustentável.

Mas da necessidade de Cabo Verde produzir energia a partir dos recursos naturais que tem – e são muitos – ninguém fala nem insiste. Não é prioridade. Nem parece que tenha alguma coisa a ver com o modelo energético em vigor.

A Electra não é ameaça para ninguém. A verdadeira e real ameaça espreita perigosa e com efeitos destruidores, por certo irreparáveis, para uma economia e um País como Cabo Verde: uma crise energética internacional.

Os tempos são mesmo de mudança.


terça-feira, 2 de outubro de 2007

Duplo Corte

Ontem a alvorada tocou bem cedo. Era preciso ultimar alguns pormenores para a reabertura porque retomar o ritmo não é fácil. Vontade e esforço não faltaram e tudo apontava para o arranque às 08H00.
Engano. Puro engano. Faltou a energia um pouco depois das 07H00 e assim permaneceu até ao fim da tarde.
Foi mesmo um duplo corte: a energia e a paciência.
Apetece dizer: ou luz ou vou-me!