sábado, 24 de março de 2007

Paulino Vieira - Um Trabalho Carinhoso.

"(…)

Esse era o homem são. “O violeiro”.

O Homem que tocava viola – sem querer incomodar ninguém, e que quase só era merecedor de uma atenção isso aos olhos da multidão, quando o chefe da orquestra nesta caso “O Violinista”, mais conhecido por Rabequeiro, mandava parar o grupo, para chamar a atenção para o melhoramento das coisas, daí os acertos: a afinação, … a harmonia,... o ritmo, … enfim.

Ao escutar a afinação deste instrumento, qualquer mais insensível se apaziguava, dada meiguice da melodia transmitida pelas cordas duplas e contrastadas daquele que era conhecido como “Instrumento Vagabundo”.

Mas se tocássemos naquele instrumento da mesma forma como se toca o violão (dedilhado), poderíamos inconscientemente encontrar melodias muito interessantes!... E era o que se ouvia quando uma vez ou outra o Violeiro já agora, vendo-se livre das suas responsabilidades de acompanhador, dedilhava a sua viola que parecia trazer toda a solidão (…)

Mas faltava-me uma corda, neste caso uma corda dupla, para completar a minha viola, pois na realidade o que queria, já nessa altura, era um violão mais a braguesa reunidos num só instrumento, podendo uma hora ou outra encontrar o som da guitarra portuguesa mais a charanga, o triplo, o quatro, o som do banjo, o bandolim, tudo num só contexto. E para resolver esta questão nada mais nada menos que uma guitarra de doze cordas, podendo eu tocar a minha música camponesa.

Exactamente! Uma guitarra de doze cordas!"




Paulino Vieira - na sua aprendizagem. "É um trabalho carinhoso!... muito simples, mas carinhoso".

Produção, Edição e Arranjos do próprio Paulino Vieira.

Disponível aqui na Praia no Restaurante O Poeta (238)2613800 ou (238)9912203 Carlitos Veiga.