domingo, 8 de julho de 2007

Cabo Verde,Espalha Pé!

No passado dia 6 o barril de petróleo fechou nos 75 dólares mas com a seta a apontar para cima. Mais uns conflitos aqui e acolá uma ou outra sabotagem ou mesmo um mau tempo desses que ilustram as palestras de Al Gore, o novo cristo redentor, e o preço do barril há-de subir rapidamente para os 100 dólares.

Pelos vistos não se fala muito sobre o assunto, basta dar uma vista de olhos nos nossos jornais electrónicos ou em papel para nos apercebermos que este, o problema energia, não é nenhum problema de maior para Cabo Verde. Os carros não fazem bicha nas bombas de abastecimento, a reserva é considerada normal, as pessoas passeiam à vontade, de vez em quando há um curto corte de energia eléctrica provocado por uma falha técnica qualquer, mas nada tem a ver com racionamento de combustível ou falta de dinheiro nos cofres para comprar este eficiente pronto a usar, o combustível fóssil.
Talvez os nossos governantes estivessem preocupados e falassem também eles sobre o que fazer perante a necessidade de acautelar o futuro do País em termos de energia, mas não. Uma vez por outra dizem algumas palavras de circunstância sobre energia e alternativas mas porque um certo burburinho internacional impõe a moda. Até mesmo os deputados da Nação nas sessões parlamentares fazem muitas interpelações ao governo e catadupas de pedidos de esclarecimento mas ninguém levanta a voz perante este perigoso silêncio sobre as energias e a protecção do País em caso de súbito descarrilamento no abastecimento de combustíveis fósseis. É como se tivéssemos a certeza que alguém nos vai socorrer porque somos simpáticos, ou que de momento há outros assuntos muito mais importantes.
Os países ricos estão preocupados mas os países pobres parecem indiferentes ao mote da discussão sobre o futuro da energia. Apetece levantar a voz e dizer: Cabo Verde, acorda, está na hora! espalha pé!