sexta-feira, 20 de julho de 2007

Música Maestro!


Findou o ano lectivo 2006 – 2007 na Escola de Música Pentagrama. Ontem foi dia de apresentação dos melhores alunos no piano e guitarra. Uma alegria para todos mas maior para os pais, que incentivaram estes alunos durante todo o ano. Porque são os pais os fiéis depositários de todo o bem-estar e sucesso destes alunos.
O professor falou aos pais nas dificuldades e nos sucessos. As dificuldades são óbvias: um edifício inadequado e muitas outras limitações, não em tom de queixa, mas ciente de que um dia tudo vai mudar. A cidade da Praia está com cem mil habitantes e não existe uma escola de música condigna, mas enquanto o sonho não for realidade temos que trabalhar e aguentar estas condições para não se apagar a chama, disse o professor. Quem fala assim sabe que está no caminho certo.
De facto, quem disse que fazer acontecer uma escola de música é difícil? Talvez seja porque uma escola de música não cai do céu. É preciso gente que organize e dinheiro para a fazer funcionar. Nada mais simples do que juntar alguns ilustres praienses, elaborar um plano, angariar dinheiro (não dádivas, nem solidariedades), deixar o Estado bem longe do assunto e partir, concretizar o sonho, construir uma escola onde centenas de alunos possam aprender a ler e escrever música para depois… criar, tocar, imaginar, ser… melhor do que somos, por prazer, pela Vida.
Dificuldades? Só se for como desculpa. Trabalho? Sim, muito. É isso que as crianças esperam de nós, e o País também.
Não baixe a batuta, maestro!