terça-feira, 17 de julho de 2007

Plantas

Esta publicação, edição de 1995, co-produção do Instituto Nacional de investigação e desenvolvimento agrário (Cabo Verde), do Instituto Botânico e Jardim Botânico da Universidade de Bona (Alemanha) e da Cooperação Técnica Alemã (Praia) muito importante na identificação e divulgação das plantas endémicas e árvores indígenas de Cabo Verde, pode ser adquirido no Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, Departamento Ciências do Ambiente, CP 84, Praia, tel. (238) 2711147, fax (238) 2711133.Podemos ler no prefácio da autoria do Presidente do INIDA, José Gabriel Vitória Levy:

Cabo Verde sempre contou com um número escasso de espécies vegetais. Por estarem submetidas a factores naturais, como os erosivos, e às acções nefastas do Homem, algumas espécies da vegetação natural, muito importantes sob o ponto de vista socio-económico e científico, estão seriamente ameaçadas de extinção. Neste presente momento, a intervenção do Homem é determinante para a alteração da situação desses recursos naturais, contribuindo para a reversão da situação. A atitude de cada um de nós na conservação dessas espécies determina a contribuição que elas poderão dar ao desenvolvimento socio-económico, através da sua utilização na medicina tradicional, no desenvolvimento do turismo especializado e na alimentação da vida animal selvagem e doméstica.
Por isso, torna-se necessário a publicação deste manual com imagens ilustradas, que aliás, já se fazia sentir há muito tempo, e que irá permitir aos agentes de desenvolvimento rural, alunos, professores e ao público em geral o conhecimento de algumas espécies endémicas e outras do nosso património vegetal, contribuindo, deste modo, para a sua preservação.