segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Os 2 Desafios

Agora que o nosso projecto corre em pista de consulta pública, para efeitos de aprovação do impacto ambiental, e na fé de que não haja alguém por perto alérgico a peixe defumado, é tempo de dizer duas coisas: uma que o projecto BOMMAR só fará sentido com a obtenção da respectiva Licença de Exportação. Não será difícil, basta que se cumpram os critérios estabelecidos por Lei, vamos trabalhar para isso logo a seguir à concessão. Trabalhar muito!
Foram quatro anos de insistência. Uma parte desse tempo decorreu por falta pontual de dinheiro e não apenas por dificuldades burocráticas, é preciso dize-lo, porque não é novidade para ninguém a necessidade de se aligeirar procedimentos para a realização de negócios em Cabo Verde.
Mas há um desafio muito mais difícil, maior e muito mais interessante do que o primeiro mas não impossível: reproduzir o Acanthocybium solandri em viveiro.
A insistência naquele espaço no Porto Mosquito só tem este objectivo. E este objectivo requer a investigação e o trabalho de campo para uma equipa de dois ou três biólogos cabo-verdianos. Mas é possível! Estará mesmo ao nosso alcance!
Se a BOMMAR e essa equipa conseguir esse feito, algumas coisas podem mudar em Cabo Verde. Até o valor das exportações.

Sem comentários: