terça-feira, 6 de novembro de 2007

Sem Ofensa Para os Criacionistas.


O Pikaia, o primeiro cordado conhecido do Xisto de Burgess. Notam-se as características do nosso filo, o notocórdio, ou eixo central compacto ao longo do lado dorsal, que evoluiu para a nossa coluna vertebral, as bandas musculares em ziguezague (desenho de Marianne Collins)
"(...) O Pikaia é o elo que faltava e o elo final na nossa história da contingência - a ligação directa entre a dizimação de Burgess e a eventual evolução humana. Não precisamos de mais conversa sobre assuntos marginais aos nossos interesses directos - mundos alternativos povoados de vermes em forma de pequenos pénis, de artrópodes marreliformes, onde, em contrapartida, não existem mosquitos, ou de temíveis anomalocarídeos devorando peixes. Rebobinemos o filme da vida até à época de Burgess e voltemos a passá-lo. Se o Pikaia não sobreviver, seremos varridos da história - todos, do tubarão ao cuco e do cuco ao orangotango. E não creio que nenhum jogador de Burgess apostasse grande coisa na sobrevivência do Pikaia.
Portanto, se quisermos fazer a tal pergunta que atravessa todos os tempos - por que existe o homem? - , uma parte essencial da resposta, que toca os limites da explicação científica, deverá ser: porque o Pikaia sobreviveu à dizimação de Burgess."
Stephen Jay Gould - O Xisto de Burgess e a Natureza da História

(A dizimação de Burgess ocorreu há 530 milhões de anos)

Sem comentários: