sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sim, Senhor Primeiro-ministro.

“Conforme disse, o mundo está a atravessar uma "profunda crise" nos domínios dos combustíveis, com os preços a atingiram "níveis insuportáveis", sobretudo para as pequenas economias, como Cabo Verde. "Por isso, todo os cabo-verdianos devem estar preparados. Há uma outra crise em gestação que é o aumento dos preços dos cereais", indicou.”
O que faz calafrios não são as frases. Basta mudar o nome do país e elas podem ser pronunciadas por qualquer primeiro-ministro. O discurso também é global, não é só a crise. O que faz arrepiar é que não se apontem soluções, não se mobilize o País. Quem parece não estar muito preparado para este campeonato é o governo. Já é tempo de arregaçar as mangas. Já estamos atrasados. Há discursos que precisam mesmo de dar a volta ao texto e... contar espingardas!

Jatropha curcas - o pequeno milagre que poderia ajudar Cabo Verde com milhões de litros de biodiesel e ajudar milhares de pobres a ficar menos pobres.

(para fazer ou ler um comentário clique no título, não sei porquê)

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos é esquecer um bocadinho da paranoia da crise mundial o carraças! Chega! A facilidade actual da comunicação planetária sobretudo via internet e televisão faz-nos delirar e os oportunistas sabem disso e por isso aproveitam para lançar o pânico ou a confusão!

Já paramos para pensar o que é de facto, relamente esta crise? de onde ela vem? quem a origina? quem são os culpados? o que está a falhar? etc, etc,etc ... ?

A história é simples! Nunca na história da humanidade, tivemos maior capacidade de produção de derivados do petróleo ou dos cereais, ou de pescado!

Toda a gente sabe que há há escassez dos produtos, nem com a tão badalada no sitemas económico de chineses, indianos e outros países populosos ...

toda a gente que o colapso é financeiro e afectam os "serviços" e o inflaccionistas que já não conseguem ter margens de lucros como estavam a ter antes ... por uma razão muito simples: com a globalização e desenvolvimentos do www os produtores passaram a ser tabém distribuidores directos, pondo de lado muitos intermediários ... e isso está a afectar muita gente!

e hoje mais não digo!

TB