domingo, 2 de agosto de 2009

O Gesto Diz Tudo.

Malam Bacai Sanhá foi eleito sem espinhas. Fez muito bem a comunidade internacional em não abandonar o barco, aguentar a tempestade e acreditar, como sempre, que há uma larga maioria de pessoas de bem que teimam em acertar o passo à Nação Guineense com a democracia, o estado de direito e a prosperidade económica.
Dito isto, muitas vezes dito, é preciso que se diga e se anote um grande sinal, qual presságio, de uma grande vontade que tudo seja diferente. Malam Bacai Sanhá antes de ser empossado legítimo Presidente, virá, disse, a Cabo Verde convidar formalmente o País a estar presente na sua posse oficial.
Eu sempre pensei, e continuo convencido, que estes dois países irmanados pela história constituirão num futuro próximo um cadinho de muitas experiências inovadoras e um tear imenso de mútuos investimentos. Cabo Verde beneficiou da insularidade que lhe permitiu tranquilidade para criar muitas estruturas importantes e uma democracia sem dúvidas, a Guiné-Bissau beneficia da sua imensa capacidade em recursos naturais e sobretudo duma vontade popular desejosa e consciente em acertar o passo do País com a democracia.Cabo Verde há-de entender o gesto e no dia da tomada de posse de Malam Bacai Sanhá, Pedro Pires aterrará em Bissau com um avião cheio de empresários, universitários, poetas, médicos, deputados, ministros, enfim, gente que comece a falar finalmente, e a sério, num futuro comum a construir por uma juventude sem teias de aranha na cabeça.

Sem comentários: