sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Imutável.



Por estes dias dei um saltinho à Ilha do Sal e fiquei de veras convencido que há coisas que não mudam apenas porque não são obrigadas a mudar, ou ninguém as quer mudar. Espargos está diferente, para melhor, e muita coisa mudou. Por exemplo, passou a haver muitas vias de sentido único e outras foram simplesmente encerradas ao trânsito automóvel. A Vila – desculpe, a Cidade – está mais asseada e melhor ordenada. De certeza que houve muitas outras mudanças para melhor que não tive oportunidade de saber.
No entanto há coisas espantosas. O Mercado e o pelourinho de peixe são os mesmos de há 20 anos para cá, e o novo “Mercado de Peixe” funciona à mesma na rua. Quero dizer, os procedimentos para com a manipulação e venda de peixe são os mesmos de há 20 anos: peixe na rua ou ao ar livre, moscas de muitas espécies e cores, água suja e absoluta indiferença das autoridades sanitárias.
Se um carro circular nas vias reservadas a peões, ou em sentido contrário, ou se estacionar onde não deve, a Lei é clara e a autoridade faz-se sentir num estalar de dedos. Mas a manipulação, conservação e venda de pescado tão importantes para a saúde de todos nós não tem lei nem mando. Bom, não tem para esses vendedores, no Sal ou em qualquer parte do País, e para as estruturas sob a tutela do Estado. Para os outros… claro que tem lei e as “mudanças” são obrigatórias. Acho bem.

Sem comentários: