segunda-feira, 12 de março de 2007

Livros

Cozinha de Cabo Verde

Um livro da autoria da D. Maria de Lourdes Soromenho Ribeiro de Almeida Chantre, 3ª edição de 1993 da Editorial Presença e com prefácio de António Aurélio Gonçalves é uma compilação de receitas culinárias feita com paciência e conhecimento. Indispensável em qualquer cozinha.

No capítulo que refere depoimentos de muitas pessoas sobre o livro podemos ler este:

“Penso que este trabalho, para além de ser pioneiro no que diz respeito ao estudo do sistema culinário caboverdiano, constitui uma excelente recolha de receitas que era necessário cotejar e publicar. Será um livro de consulta para os amantes de boa cozinha, não só para “gourmands” mas também e particularmente para “gourmets”.
Não há duvidas que um livro de receitas de cozinha satisfaz qualquer um. Lá diz o velho ditado:”quem não come, a sua cara estraga”, o que não acontece com os apreciadores da boa mesa que se instalam bem na máxima popular:”quem bem come e bem digere, velho morre”.
Efectivamente, a cozinha, como actividade humana fundamental, toca muito de perto o erótico, sem deixar de ser ao mesmo tempo, natureza e cultura.
Daí o povo ter razão quando diz: “ sem beber e sem comer não há prazer”.
Assim aconselho o leitor a não perder tempo: consulte este livro e comece já a aplicar as receitas que Lourdes Chantre tão bem seleccionou.”
Mesquitela Lima.”