sexta-feira, 11 de maio de 2007

Bruma Seca

Estas condições meteorológicas repetem-se todos os anos entre Fevereiro e Abril com mais ou menos intensidade. É de facto um fenómeno diferente e até com alguma beleza de resto como todos os fenómenos diferentes. O ar fica com um brilho estranho e a temperatura sobe por causa do efeito estufa que provoca.
É certo que são poeiras do Saara, é certo que são movimentadas por anticiclones situados na zona dos Açores que encontram nesta época do ano condições extraordinárias para este acontecimento e é certo que já os navegadores de outros tempos se queixavam da pouca visibilidade que provocam.
Mas há poucos anos li no Jornal a Semana um pequeno artigo, não assinado, em que o autor especulava sobre a possibilidade de, com estas condições meteorológicas, ser possível que sejam transportados para esta zona dos trópicos quantidades significativas de partículas da poluição produzida a Norte por países industrializados.
Nunca mais ouvi falar sobre o assunto nem tão pouco consegui falar com a pessoa que escreveu aquelas linhas, nem sei se isto tem algum fundamento científico. Mas não deixa de ser um assunto muito interessante. Quem sabe se isto acontece mesmo? E se acontecer o mais interessante seria saber porquê e como funciona este espantoso relógio meteorológico.