quinta-feira, 10 de maio de 2007

O Que Mudou Em 97 Anos

97 Anos é pelo menos a vida de uma pessoa com muita sorte e isto significa muito tempo. Na fotografia do mercado da cidade antiga podemos ver pelo aspecto que não houve mudanças tão profundas como as que se verificaram em frente, na rua Sá da Bandeira (na foto) e que deram origem àquela coisa onde está instalado o Banco Central. Nem se esperava outra transformação. Não foi um mercado desenhado para um futuro longínquo e entulhado nem com pretensões a esse futuro ou a este progresso que nos rodeia. Satisfazia as necessidades da época e foi quanto bastou para um tempo que corria lento, ocioso mas difícil para muitos.

Mudou tudo desde o dia em que foi tirada esta foto há 97 anos. Mudou o mundo, mudou Cabo Verde e muito poucas serão as pessoas que ainda estarão vivas.

Desde a independência que Cabo Verde não conhece outra coisa senão o progresso. Um desenrolar apressado de mudanças adiadas pelo abandono e pela ignorância da política portuguesa até 1974. Deram-se passos de gigante em alguns aspectos da vida colectiva pela mão de pessoas obstinadas e empenhadas nessa mudança. Ainda agora a Universidade Pública de Cabo Verde é uma das mais importantes e difíceis conquistas de sempre.

Mas há coisas no mínimo estranhas. Porque não muda o mercado municipal no Plateau?

Porque é tão difícil impor procedimentos civilizados? O mercado transborda e com ele a ineficiência de quem decide neste particular para bem de uma saúde pública melhor. De certo, esta não é a imagem de marca do país que educa as gerações emergentes. Há qualquer coisa que não bate certo entre hoje e o presente num tempo em que até se elogia com ligeireza este admirável mundo novo. Não falta gente competente para decidir, não falta trabalho para se fazer, Faltará tempo?