sexta-feira, 27 de julho de 2007

Muita Discussão.

Uma excelente discussão sobre biocombustíveis no Rerum Natura.
A não perder e a ler com atenção. É uma discussão rara e importante e como não podia deixar de ser, inconclusiva. Escrevi a minha opinião e defendo que todas as energias alternativas aos combustíveis fósseis devem ser equacionadas em função do que se pretende para melhorar o ambiente e ao mesmo tempo a vida das pessoas.
Se vamos substituir floresta por matéria-prima para produzir biocombustíveis de certeza que não há-de ser uma opção acertada, mas se acrescentarmos vida onde ela é escassa e daí retirarmos energia para as nossas necessidades, não vejo mal nisso.
Que os biocombustíveis têm os seus “quês”, claro que devem ter, todos eles, todas as energias têm, mas o saldo se se demonstrar positivo numa determinada moldura ambiental e os benefícios forem maiores do que a queima de petróleo, não há que hesitar.
Cabo Verde, esta região do planeta, tem necessidade da intervenção inteligente dos seus governantes. O biodiesel a partir do cultivo da Purgueira (Jatropha curcas) traz vantagens acrescidas para o ambiente, para as pessoas, para a economia, para a Região. Não se vai substituir uma cultura por outra mas acrescentar uma cultura onde nada existe, com sucesso, porque a experiência tem duzentos anos.
Neste caso, em Cabo Verde, não estamos todos no mesmo saco quanto à discussão sobre os malefícios dos biocombustíveis, o biodiesel é mesmo uma boa alternativa. Uma alternativa ambiental e social de excelência, sobretudo.