terça-feira, 13 de novembro de 2007

Em Frente Cabo Verde!


Acabou, hoje, o Fórum Parlamentar “Segurança Energética, Energias Renováveis e Desenvolvimento”, um primeiro grande passo para o País se encontrar com o mais importante sector da economia pela urgência de atenção: a energia.

Não esteve uma plateia concorrida e tirando as duas mais importantes intervenções na minha opinião, a do Director Geral da Energia e a do Eng. José Furtado, a plateia e os conferencistas andaram um pouco “aos papéis”. Mas foi um Fórum da maior importância até pela sinceridade de alguns deputados que declararam ser a primeira vez que estavam a reflectir sobre o assunto.

Nada ficará como dantes, nem ninguém a partir de hoje na Casa Parlamentar ficará indiferente à “revolução verde” que importa proclamar. Do mesmo modo não estou certo acerca da disponibilidade do governo e em especial do Ministro da Economia que parece caminhar “ao lado” da questão. Mas talvez seja apenas, oxalá que sim, uma infundamentada incerteza minha.

Uma coisa é certa, como sempre defendi, o biodiesel do óleo de Purgueira é sem dúvida a alternativa “mais à mão” e a mais real a curto prazo entre todas as outras – a possibilidade de produzir 8.000 t/ano de biodisel a partir dos próximos 5 anos, é obra. E a acrescentar ao benefício energético que a Purgueira proporciona, podemos escrever o seu enorme benefício económico para as populações rurais. Do céu e da terra não poderia vir melhor!

A Assembleia Nacional está de parabéns pela iniciativa. Em frente Cabo Verde! Outras gerações estão a caminho e esperam muito mais de nós!

Sem comentários: