sábado, 10 de novembro de 2007

Energias Renováveis

Num artigo de opinião publicado aqui, Paulo Mendes chama a atenção de alguns assuntos interessantes agora que a discussão sobre as energias alternativas em Cabo Verde – discussão que começa a dar os primeiros passos – ganha maior atenção por parte da imprensa, o que é muito bom para o País. Das referências feitas por Paulo Mendes, a que aponta o estado da Electra é de veras preocupante na medida em que adiantar a implantação de parques eólicos para despejar energia na babel que é a rede da Electra pode significar acrescentar mais problemas em vez de os resolver.
Por outro lado não é menos preocupante o pouco nível de competência e sensibilidade do nosso ministro da economia para as questões da energia. Raríssimas, muito raras são as vezes que o Conselho de Ministros “fala” sobre o assunto e isso diz tudo num País onde a energia depende 95% dos combustíveis fósseis.
Que Cabo Verde tem um potencial invejável para o aproveitamento de energias alternativas ao petróleo a que se pode acrescentar o indispensável envolvimento da Universidade, ninguém (muita gente) parece ter dúvidas. A dúvida reside mais na eficiência política porque até mesmo a oposição faz ouvidos de mercador ou ainda não pensou no assunto.

Sem comentários: