sábado, 15 de agosto de 2009

Pequeno Equívoco.

Só pode haver um elegante equívoco nas palavras da “madame”, como lhe chamava ontem um fraco mas excitado comentador na TCV, por pequeno que seja. Há frases que ficam bem, palavras também e referências paisagísticas de conforto.
É verdade que Cabo Verde é um País tranquilo, mas não é verdade que seja um exemplo de boa governação. É verdade sim, que é um País onde os governantes sempre se comportaram bem quando se trata de gerir dádivas, apoios e empréstimos. Mas uma coisa é governar bem a outro é comportar-se bem. Cabo Verde tem-se comportado bem mas tem tido, sempre, uma governação muito aquém do que deveria ser o orgulho da Nação.
Não há sinais exteriores de riqueza abusiva, nem abuso de poder dos que estão ou passam pelo governo, nunca houve, mas há sinais exteriores de má governação, desleixo, deus-dará e de certa forma a utilização de uma fórmula mágica que todos nós utilizávamos quando éramos estudantes: fazer o trabalho de casa mais ou menos bem feito para impressionar. Sempre funcionou bem e ainda funciona.
Sem dúvida, sente-se a falta de uma classe (não importa a idade) cabo-verdiana com menos discursos, mais ideias, mais trabalho e mais orgulho nos resultados. É difícil? Claro, but, yes we can!

1 comentário:

mrvadaz disse...

épah! Até que enfim uma opinião realística. Os caboverdeanos andam por aí todos excitados e a auto-masturbarem por causa desta vizita e que somos um dos melhores da África em termos da democracia. Nada mais ocioso! Continuo a perguntar onde está a população e a oposição!
Mais post!