segunda-feira, 30 de abril de 2007

Pequenos Mitos.

A Praça Afonso de Albuquerque, a Praça Grande, sempre foi agradável mas esteve uns tempos descuidada. Diga-se em abono da verdade que esta Câmara Municipal deu-lhe de novo a graça que sempre teve acrescentando melhorias consideráveis, uma delas foi sem dúvida retirar as barracas de comes e bebes e manter as coisas a funcionar, plantas regadas e o tanque com água. A cidade ganhou.

Vamos agora pensar com qual das seguintes duas medidas ganharia ainda mais a cidade: a) Colocar um terminal de computador em cada um dos quatro cantos da praça para nos dar (a quem sabe aceder) acesso à Internet, aos câmbios, aos horários disto e daquilo, roteiros turísticos, etc.,

b) Ouvir aos fins-de-semana e feriados a Filarmónica Municipal tocar no coreto, aprumada e afinada para uma pequena multidão de adultos e crianças que passeia e conversa entre os canteiros e árvores com a Praça bem iluminada.

A modernidade criou mitos e um deles é o das "novas tecnologias". Daí à “cidade digital” ou "território inteligente" é um clique em dia de inspiração. Pequenos mitos, caros, e bem mais pobres e tristes do que uma Filarmónica.