sábado, 5 de maio de 2007

Charroco ou Bjon

Scorpaena stephanica

É raro encontrarmos este peixe no mercado porque vive com mais abundância entre os 100 e os 200 m de profundidade, os nossos pescadores não pescam tão fundo e além disso sempre foi olhado com desconfiança até pelo perigo que é amanhá-lo. Quando nos picamos numa das suas espinhas salientes é certo e sabido que vamos cantar durante umas horas com dores desagradáveis e inchaço até ao cotovelo. É preciso muito cuidado.
Mas isto não lhe retira qualquer valor. A sua carne branca é deliciosa e tem uma textura parecida com a da lagosta. Se você não for informado pode ser confundido quando pedir uma salada de lagosta e comer gato por lebre ou seja comer lagosta misturada com peixe e não dar por isso. Não é que prejudique a saúde, mas quando descobrir uma minúscula espinha na salada de lagosta pela certa que vai ficar mal disposto e pronunciará algumas palavras com espinhas. O bom é saber sempre o que estamos a comer.
Se comprar este peixe, faz uma excelente compra.
De preferência compre-o já amanhado e cortado em postas e faça uma bela refeição.

A sopa

Coloque a cabeça e o rabo num tacho com água, uma folha de louro uma cebola pequena e dois dentes de alho, alguns grãos de pimenta branca e deixe cozer um pouco sem desfazer.
Reserve a água da cozedura, com um garfo retire a carne das faces e do resto da cabeça e rabo. Coe a água, desfaça com um passe-vite uma batata cozida, a cebola, o alho. Junte o peixe. Aqueça um pouco mais, tempere de sal e um fio de azeite, junte salsa fresca ou coentros picados, tape e deixe apurar fora do lume.

A salada de Charroco

Coza as postas em vapor durante 5 minutos. Numa tigela junte feijão verde picado pouco cozido, congo verde cozido, cenoura crua ralada, duas rodelas de cebola crua e uma maçã reineta cortada em cubos e regada com limão e um pouco de massa cotovelo fria. Misture tudo levemente e junte o peixe em pedaços livre de espinhas. Regue com um pouco de azeite, decore com beterraba vermelha cozida e acompanhe com duas ou três fatias de papainha

Aqui tem uma refeição natural muito rica em fósforo e vitaminas. Na hora de servir coloque uma torrada no prato da sopa. Coma sem pressas e haja saúde.