sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Câmara Municipal Faxina, Não!

Em todas as cidades o lixo acumula-se depressa. De um dia para o outro. Quanto maior a cidade mais lixo, ou então quanto menor a eficiência na sua recolha mais se notam os amontoados e pior o cheiro.
A Praia Maria não foge à regra e muitos são os que não hesitam em queixar-se da ineficiência, ou pior, incompetência da nossa Câmara Municipal para executar tarefa de tamanha responsabilidade e importância. Estou de acordo, inteiramente de acordo.
À Câmara Municipal desta Praia Maria não deveria competir a tarefa da recolha e tratamento do lixo, como de tantas outras tarefas de saneamento.
A Câmara Municipal da Praia deveria apenas e tão só governar a Cidade.
Quando isto acontecer a Praia mudará de face e só por pontual contingência nos aperceberemos que o lixo nos pode incomodar, de um dia para o outro.
Quanto custa ao Município comprar camiões e viaturas, pneus, manter oficinas, contentores, gerir um pequeno exército de pessoas. E depois, renovar equipamentos e stocks e pessoas e contentores e… peças e… uma dor de cabeça maior que o Pico d’Antónia?
A nossa Praia Maria parece “suja” por isso e apenas por isso. Porque não é possível governar e executar!
Alguém, uma ou mais empresas privadas têm que tomar conta do assunto e fazer apenas isso: recolher e dar um bom destino ao lixo da Capital.
Não é necessário concurso internacional. Não nos faltam bons gestores, rapazes ambiciosos, imaginação e inteligência.
Falta-nos apenas mudar de política. O partido não importa.
A Câmara Municipal é para governar a Capital e não para ser faxina da Cidade.
O resultado está à vista e muitas criticas são feitas hoje à toa, por isso injustas apenas porque os procedimentos em matéria de saneamento não são os adequados. A Praia Maria pode mesmo ter outra pinta.

Sem comentários: