sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícia Boa E Má

Por um lado esta é uma boa notícia porque apesar da timidez já se começa a ouvir um leve ruído sobre uma das maiores potencialidades que o País tem para reduzir a pobreza, fixar pessoas no campo, criar inúmeras pequenas empresas para refinação de biodiesel e poupar dinheiro na importação de combustível, dinheiro esse que pode servir para a educação e para a saúde.
A má notícia que o artigo deixa transparecer é a forma como o governo “olha” para a purgueira. Depois de um século em que Cabo Verde foi um dos maiores produtores mundiais de sementes de Jatropha, depois de já existirem centenas de estudos e experiências de sucesso por toda a parte do Brasil à China que dão como comprovada a enorme vantagem na qualidade e eficiência em relação a todos os outros óleos alimentares, mesmo assim lá vem as parcerias, os estudos e, claro, depois os worksohps, os ateliers e muitos gabinetes como se estivessem descobrir a pólvora.
Na realidade, o que menos falta faz a Cabo Verde, neste particular, são parcerias com multinacionais. O que faz mesmo falta é o Governo legislar sobre a matéria, os deputados discutirem, mobilizar os camponeses e a criatividade dos cabo-verdianos e, não menos importante, que os jornalistas também se interessem para além da mera notícia.
A Jatropha curcas, a velha rainha purgueira não é uma planta do passado de Cabo Verde. É uma planta do futuro de Cabo Verde.

Sem comentários: