SNQ
Decorreu ontem a apresentação do Decreto-Lei nº 8/2010 que estabelece as bases do futuro Instituto que há-de desenvolver e gerir o SNQ, Sistema Nacional de Qualidade, um passo importante para a implementação da Normalização, Metrologia e Avaliação da Conformidade, actividade de Certificação e a de Acreditação. Excelente iniciativa que se enquadra num projecto mais vasto que integra vários países da Região.
Ficou-se a saber que já existem em Cabo Verde sete empresas certificadas, todas elas na área dos serviços. Pelas exposições e experiências relatadas a coisa é mesmo um osso duro de roer mas as mudanças são visíveis e os resultados excelentes para essas empresas que depois têm de permanecer num ciclo de avaliação contínuo e escrutínio apertado para segurarem a Certificação obtida. Com a criação do SNQ muitas outras empresas, espera-se, hão-de aderir a este “novo mundo”.
Seria ouro sobre azul se os diferentes departamentos e serviços da Administração Pública resolvessem aderir também a este “novo mundo” e quisessem certificar o seu desempenho. Cabo Verde seria outro País, ficaria mesmo irreconhecível.
Sem comentários:
Enviar um comentário