quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os Outros Assuntos.




Nesta entrevista, o cientista cabo-verdiano toca, ao de leve mas o suficiente para percebermos muita coisa de dois assuntos para mim da maior importância: a total displicência com que os cabo-verdianos deixam delapidar o património genético da purgueira, este e outros, e o desprezo e abandono a que vetaram esta histórica e preciosa planta, não lhe dando qualquer importância.
De facto, falar de energias renováveis hoje está na moda e é chique. Eólica e foto voltaica são palavras que ficam bem e fazem dos políticos pessoas modernas e futuristas. A meu ver o interesse é grande porque o negócio é muito rentável para poucos, não tenho dúvidas.
Pelo contrário, falar da purgueira é falar do passado e sobretudo tem dois problemas pouco interessantes para a política, o primeiro é que os resultados levam tempo a aparecer e o segundo, é que o negócio tem que ser dividido com o todo o povo rural de Cabo Verde. É só por isso que os políticos, todos, assobiam para ar quando se fala da purgueira (Jatropha curcas) para a produção de uma parte substancial da energia que o País necessita.
O cientista prefere não falar do assunto. Percebe-se porquê.

Sem comentários: