domingo, 22 de abril de 2007

Volta Internet. Estás Perdoada.

Foi uma semana complicada para se aceder à Internet em Cabo Verde depois da avaria no cabo submarino. São os constrangimentos das modernas ferramentas de comunicação que complementados com os inúmeros cortes de energia eléctrica e a insularidade significam que é preciso conter esse deslumbramento um pouco infantil pelas “novas” tecnologias que emproam uma nova classe de entendidos na política e na gestão.

Basta apenas recuar 15 anos e deparamos com um país que não possuía um único computador no serviço público, nem telefones públicos porta sim porta não, nem fax na hora muito menos Internet, nem um telemóvel no avental de cada rabidante.

Por estes dias temos lido e ouvido muitos comentários de que “é inadmissível e incompreensível”, “incomportável para a economia” entre muitas frases, até houve alguém mais espertinho que referiu a ausência de um seguro a favor dos operadores, isto é, utilizadores da Internet.

Pois é, 15 anos passam depressa. Tão depressa que já ninguém se lembra como era a vida sem Internet. Nesse tempo Cabo Verde já era um País.