quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O Que Faz Falta.

Há muito tempo que se esperava este escândalo.
Há demasiado tempo que o governo tem conhecimento destes crimes ecológicos.
Tinha de acontecer e é espantoso como o governo descarta responsabilidades nesta matéria e chega mesmo a adiantar uma triste solução: uma linha verde para denúncia de crimes como este. Fazer dos cidadãos bufos em vez de munir a Lei de mecanismos que garantam o seu cumprimento, é de se lhe tirar o chapéu.
Já referi várias vezes, combater estes crimes passa pelo controlo efectivo do pescado capturado pelas embarcações. Passa por ter o controlo sobre os portos de pesca e proibir as embarcações de proceder à descarga de pescado noutros locais que não os controlados e definidos pelo Estado.
Por outro lado que mobilidade pode ter uma polícia marítima que dispõe apenas de um “jeep” e 11 litros de gasóleo por dia? Isto serve para patrulhar o quê?
A este crime ecológico há a acrescentar a extracção ilegal de areia em locais com ecossistemas activos como o de Baía de Nª Sra. Da Luz, a captura de lagosta ovada e fora das medidas e da época impostas por lei.
Não é preciso muito mais legislação, nem linhas verdes para denunciar vizinhos. O que faz mesmo falta é alguém que governe.

Sem comentários: