terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Muito Boas!

Muito boas, muito boas!
Dizia o meu pai por troça há muitos anos sempre que alguém perguntava: e notícias do seu rapaz?
Muito boas, muito boas! Diria eu hoje se alguém me perguntasse notícias sobre o interesse pela Jatropha – o Ouro Verde que oficialmente Cabo Verde teima ignorar não considerando que este é um gigantesco recurso no combate à pobreza, mil vezes mais eficaz que o paternalismo do Banco Mundial e outras instituições tão ao gosto e interesses de uma nova classe de escuteiros da pobreza.
Em Cabo Verde fala-se ainda em surdina, ao de leve e de esgueira como o fez recentemente o Ministro da agricultura e de vários outros gabinetes. Em Cabo Verde este não é um assunto que interesse ao governo e à oposição que tarda em retirar-lhe o “o” da palavra. Mas pelo mundo, da grande China, à Índia, Brasil, Américas e tantos outros, muitos milhões de hectares de Jatropha (purgueira) estão neste momento a ser plantados, sem serem necessários workshops, encontros e ateliers.
Mas tem-se falado aqui e acolá. A Impressa refere um possível interesse e muitas já são as pessoas que riem menos quando se fala em purgueira. E há quem não perca tempo e já tenha uma boa plantação. E até há boatos que correm e ditos que são verdade e por isso é ver algumas dezenas de mulheres – sempre elas à frente – pelas ribeiras catando sementes sem preço nem referências mas antecipando a boa nova de menos pobreza que o Ouro Verde pode trazer.
Por isso as notícias não deixam de ser muito boas, muito boas!

Sem comentários: